02/07/2024 às 14:00 hrs
Como funciona a terapia
Artigos
Conforme você aprendeu ao longo deste artigo, a terapia é muito valiosa por diversos motivos, trazendo benefícios essenciais para se viver com maior consciência em relação a quem você é, as suas escolhas e como cultivar relacionamentos mais saudáveis também.
Por mais que, para algumas pessoas, possa pesar o investimento financeiro, é importante levar em consideração na balança todos os outros ganhos que fazem a diferença na sua vida como um todo. São eles:
Aprofundar o autoconhecimento
A terapia é uma forma de entrar em contato com as suas camadas mais profundas e se entender de uma maneira que você nem imaginava ser possível.
Ao se conectar com as suas emoções, você passa a entender suas limitações, quebrar preconceitos e descobrir diferentes versões de si mesmo.
Aprender a lidar com momentos desafiadores
Ao longo da vida, todo mundo passa por situações complexas e desafiadoras, como problemas no trabalho, crises financeiras, términos de relacionamentos e luto. 
Visto que são momentos atípicos e difíceis, se não forem bem administrados podem gerar ansiedade, depressão e outros problemas de ordem emocional.
A terapia, por sua vez, contribui para que as emoções negativas resultantes desses contextos sejam trabalhadas e, assim, o paciente consiga superar as dificuldades e encontrar caminhos de esperança.
Nesses momentos, são desenvolvidas habilidades muito importantes, como a resiliência e a autocompaixão, ambas fundamentais para superar obstáculos sem deixar de ter um olhar compreensivo e amoroso consigo mesmo.
Desenvolver a inteligência emocional
A inteligência emocional é uma habilidade necessária tanto em âmbito pessoal como profissional. Aprender a reconhecer e a gerir as suas emoções contribui para uma vida mais equilibrada e um manejo mais adequado dos conflitos.
É uma competência que está relacionada à automotivação, empatia e resiliência. Tudo isso é fundamental para ter uma relação mais saudável consigo mesmo e com as pessoas ao seu redor.
Melhorar os relacionamentos
O convívio com amigos, colegas de trabalho e familiares é capaz de gerar tensão e conflitos. 
Para lidar melhor com essas situações, é importante ter um profundo conhecimento sobre si mesmo para ter clareza sobre o que é necessário desenvolver para conseguir se relacionar de maneira mais saudável com as pessoas.
As habilidades sociais ajudam a aprimorar a qualidade das relações e isso é algo que pode ser desenvolvido ao longo do processo terapêutico.